FONTE DE INSPIRAÇÃO

Conheça um pouco da trajetória do prof. Emiro barbini, Uma referência da educação no país.

São mais de 40 anos de dedicação à educação. Antes de fundar o Colégio M2, o Professor Emiro Barbini, atual presidente do FENEM- Federação das Escolas Particulares de Minas Gerais e Vice-Presidente da CONFENEM – Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino e por dois mandatos Presidente do SINDICATO DAS ESCOLAS PARTICULARES DE MINAS GERAIS, experimentou vários âmbitos da educação. Formado em Matemática, Física e Pedagogia, e com MBA em administração estratégica, Barbini começou como professor em 1974 lecionando Matemática, Física e desenho geométrico. No ano seguinte, começou sua jornada no Colégio Santo Agostinho, onde foi promovido a supervisor pedagógico.

Hoje, o M2 é uma Escola respeitada e conhecida na região, por sua excelência no ensino e mais reconhecida, anualmente, pelos

resultados comprovados no ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, que aponta o Colégio M2 como destaque na educação do país. Para ter sucesso nesse segmento, o educador e empreendedor vê como necessidade compreender todas as vertentes da área da educação e sentir amor por elas. É preciso, ainda, comprometimento e dedicação, além de atenção às novidades do setor e a tudo que é vinculado indiretamente à educação. “Inovar-se e aprimorar o conhecimento sobre a área por meio de cursos, palestras e pós-graduação é considerado um diferencial para quem quer permanecer na esfera educacional. Aliás, todas as características citadas são necessárias em todo bom profissional. Assim, não acredito que exista um grande desafio para ter sucesso nesse segmento, apenas alguns obstáculos que podem ser superados, desde que haja empenho e força de vontade.

Mas a dedicação e a paixão pela área de educação também colaboraram para eu conseguir êxito nesse âmbito”, afirma. A meta é oferecer uma educação vinculada a um conceito mais estrutural e abrangente da inteligência humana na construção do conhecimento, que permita aos jovens alunos enfrentarem e resolverem novos desafios, qualificando-os para o exercício da cidadania, o mundo do trabalho e a prática social.”Para isso, é fundamental acreditar na educação, potencializar as habilidades de alunos e profissionais que caminham conosco”, fala Professor Emiro Barbini.

E é assim que ele gosta de ser chamado, Professor, “uma vez professor, sempre professor”. Com seu jeito moderno de ver a educação, preza por inoveções tecnologicas estando sempre na vanguarda da educação. “Uma escola se faz de senhos, mas também de vivências reais, investimento, escuta, mudanças”, afirma barbini, que recentemente, recebeu a Comenda Educar de Minas Gerais.

Atualmente, o Colégio M2 possui duas unidades em Lagoa Santa, Três unidades em Belo Horizonte ( Pampulha, Prado, Rio Branco) uma em Vespasiano e, para 2021, novas unidades em Montes Claros, Alfenas, Curvelo e Brasília. Sobre sua trajetória, o Professor Emiro resume: “Sinto-me orgulhoso de ter chegado até aqui, auxiliando na construção da história de vida de tantos! Sejam alunos, professores e funcionários, pois existem coisas que somente vivemos na escola e são elas que levamos para a vida”.